sábado, 29 de outubro de 2011

O que pode ser da carreira de Zezé & Luciano...

Somente a palavra “Fã” consegue descrever o que sinto pela música de Zezé Di Camargo & Luciano, e tudo o que essa dupla representa no Brasil. Porém, temos de ressaltar o momento em que passa a música sertaneja para dizermos qualquer coisa sobre o episódio Luciano e a eventual separação da dupla.
Tudo o que conheço desde que me entendo por gente sobre música sertaneja, confesso que nunca vi um artista tão carismático como Zezé Di Camargo, e, já sobre Luciano, não posso dizer o mesmo. Vejo também sobre o ponto musical da dupla, que tem muitas composições feitas por Zezé e que até hoje é inspiração por parte de vários artistas atuais, e quando digo artistas atuais, digo toda essa nova safra sertaneja que no Brasil surgiu de 2005 pra cá.
Pois bem, até agora eu disse 10% de coisas positivas que sei, que serviria como “prós” na carreira de Zezé Di Camargo & Luciano, e de agora em diante, vou passar algo que poderia agir como “contras” na carreira da dupla.
Quem acompanha de verdade a música sertaneja, sabe muito bem que de 2005 pra cá, a voz de Zezé não é a mesma, e que, apesar de tantos problemas de ordem vocal, ele continua cantando por todo o Brasil. Não devemos esquecer também que a mídia musical brasileira (rádio, TV, revista, na época não havia tanto internet) entre 1990 e meados dos anos 2000, tocavam os mesmos artistas sempre (Daniel, Leonardo, Rick & Renner, Chitão & Xororó, Zezé & Luciano, entre outros medalhões) e podemos dizer que isso mudou muito depois que a internet chegou e automaticamente trouxe novos talentos ao gênero.
Sei que cada um tem seu espaço, não só na música, como em qualquer setor de atividade, porém, quando há novidades, todos os olhos se ligam no que é novo e infelizmente a maioria esquece o que é velho, porém bom. (Eu não esqueço)
E depois da era internet tudo ficou mais fácil principalmente na área musical, você grava qualquer vídeo, coloca no youtube, o povo gosta, e pronto, você é sucesso e fica conhecido. Não necessariamente nesta mesma ordem, tudo o que aconteceu com Jorge & Mateus, João Neto & Frederico, Cesar Menotti & Fabiano, João Bosco & Vinícius, Eduardo Costa, entre outras novidades do mundo sertanejo, acabaram fazendo com que o público baixasse o nível de fama de Zezé & Luciano voltando as atenções para as novidades do meio e fazendo a dupla até se irritar e soltar nos shows suas indignações com músicas de duplas atuais (Eu vi).
 E se formos pensar para analisar a queda significante da voz de Zezé Di Camargo junto com toda a novidade no mundo do sertanejo, é no mínimo natural a queda de fama por parte da dupla. E o que aconteceu no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba – PR na noite de 27/10/2011, com Luciano dando “CHILIQUE” após uma briga com Zezé no camarim, não só eu, mais todos que gostamos pelo menos um pouquinho da música sertaneja podemos interpretar esse ato de muitas maneiras.

Será que Zezé encararia uma carreira solo com a voz que está?
Será que a dupla se cansou um do outro?
Será isso tudo algum ato para aparecer mais na mídia? (Acho que eles não precisam, apesar de estarem sumidos para o público, principalmente o mais jovem)
Será que Zezé não está mais dando conta de sua voz e está se beneficiando de algum artifício (principalmente pelo temperamento de Luciano) para botar fim a carreira da dupla?

Apesar de ser fã, ver a voz de Zezé Di Camargo (em estúdio bem trabalhada, porque ao vivo, tem dias que é muito difícil), a voz mais bonita do Brasil no meio sertanejo, acho que Zezé & Luciano, tão paparicados durante 15 anos consecutivos, estão um pouco carentes de atenção, e o CHILIQUE de Luciano derrepente pode ter servido para sacudir e fazer a dupla voltar a tona pelo menos por alguns dias.

Enfim, acho que a dupla continua, porém terão de modificar algumas coisas de ordem musical sem perder a característica e a história da dupla, como pelo menos acompanhar a onda do novo sertanejo, mudar o tom das musicas nos shows ao vivo para não prejudicar mais a voz de Zezé, e esquecer de vez que todo o glamour que um dia foi só de Zezé & Luciano, hoje tem de ser dividido entre muitos que fazem o mesmo sucesso musical e glamuroso que só eles já fizeram há um tempo atrás.

Separei 2 vídeos, um do começo dos anos 2000 e o outro de 2011, e mesmo com cirurgia, Zezé hora não consegue atingir um tom mais alto, e hora não consegue cantar num tom mais baixo, além de sair trêmula a voz dele, e mesmo assim, hoje nos shows da dupla, eles insistem em cantar todas as músicas no tom original.

Assista, compare e opine.



Este primeiro, um vídeo de 2011 gravado no Credcard Hall, e o próximo, é uma música do DVD gravado em 2001 no Rio de Janeiro.



Partilhar

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Além de sucesso, nosso sertanejo agora é objeto de estudo!

Que o sertanejo está tomando conta do Brasil e do mundo, isso não é mais novidade. Temos como exemplo, Cristiano Ronaldo comemorando um dos seus gols dançando o hit “Ai se eu te pego” de Michel Teló e também temos o mesmo afirmando que ouve as músicas de Bruno & Marrone. Além disso, o sucesso que a nossa música está fazendo no velho continente e em outras partes do mundo leva cada vez mais shows dos nossos artistas até lá, além de levar o nome do nosso país e a nossa cultura a tantos kilômetros de distância.
Tirando um pouco o meio do sucesso, estamos agora vendo o sertanejo virando objeto de estudo, como por exemplo, TCC final do curso de jornalismo e agora por último, nosso ritmo virou matéria final no curso de secretariado.
Neste último exemplo, estou envolvido indiretamente, pois pude acompanhar alguns passos do projeto na qual os alunos da ETEC de Santo André – SP estão envolvidos e fazendo um belo trabalho por sinal.
O grupo de alunos da ETEC (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, em Santo André, promove em Mauá, no dia 29 de novembro, o evento “EtecNeja Hoje a festa é country e sertaneja”. O evento, servirá como exigência prática da disciplina “Assessoramento Empresarial e Eventos”. A festa será baseada no gênero sertanejo e tem como objetivo mostrar a evolução do ritmo nos últimos tempos. A “EtecNeja” será promovida no Teatro Municipal de Mauá e já tem as presenças confirmadas da dupla Roger & Rogério, da comitiva “Chorei Largado”, de Celinho Berranteiro e do locutor de rodeio Marcelo Franco. A abertura fica por conta da Orquestra de Violeiros de Mauá.
O evento terá entrada franca, porém limitada a 530 pessoas, e o horário será das 19h30 às 22h00. O Teatro Municipal fica na rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá – SP.
Juntamente com a Rádio Z FM, consegui entrevistar este grupo de alunos que tem como líder a Michele, que me explicou tudo que liga o meio sertanejo ao conteúdo de estudo e também falamos um pouquinho sobre comitivas, a própria música e os impactos que o gênero está proporcionando.
Para ouvir a entrevista e saber mais informações sobre o evento, clique aqui
Partilhar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ainda na internet, "Bolo Doido" de Guilherme & Santiago já é sucesso

Mal começou a tocar nas rádios, a nova versão da música nordestina “Triste Alegre” de Guilherme & Santiago já está ficando pra trás. Não que a música tenha ficado ruim, mas, tem outra que já está tomando seu espaço. O novo sucesso que está estourado na internet é “Bolo Doido”, que por sinal, é sim mais divertida que a canção anterior. A dupla de irmãos que tem se destacado de 3 anos pra cá por conta da inovação em seus repertórios, está chegando mais forte ainda no final de 2011. Recentemente Guilherme & Santiago gravaram um DVD em Goiânia no clube Jaó, e além das músicas inéditas, tiveram as participações de Jorge & Mateus e Humberto & Ronaldo.
Confira abaixo “Bolo Doido”, o novo sucesso de Guilherme & Santiago.



Partilhar

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Abra o capota da caminhonete, engraxe a bota e curta "Aí vou achar bom", o novo som de Rio Negro & Solimões

Hoje vou falar de uma dupla referência nacional quando se diz respeito a rodeio, vou falar de Rio Negro & Solimões. Sou suspeito em falar, pois fui criado praticamente ao lado deles em Franca - SP, mais felizmente, amo o sertanejo e reconheço ser parcial desta vez.
Acho difícil alguém que não curta rodeio, festas agropecuárias, festivais sertanejos, etc..., não curtir os sucessos dessa dupla que vem de uma longa história de luta e sucesso desde meados dos anos 80.
A dupla de amigos, ambos nascidos em Claraval - MG, migraram para a capital do calçado nos anos 80 e sem a mínima intenção, trabalhando juntos, se viram cantando. Daí pra cá, gravando seus discos (LP na época) e com muito apoio da região, Rio Negro & Solimões foram crescendo no mercado da música sertaneja, até que em 1997 o sucesso “Peão Apaixonado” estourou nos grandes centros sertanejos. De 97 em diante vieram “De São Paulo á Belém”, “Bate o Pé”, “Agente se Entrega”, “To por aí”, “Vida de Cão”, “Vida louca” e muitos outros sucessos.
No meio deste ano, os meninos lançaram o trabalho intitulado “Virou Festa” que começou a caminhada tendo a música “Onde anda você” como trabalho. Passados 3 meses do lançamento e um trabalho extenso a mostrar, hoje eles lançam a nova música do momento, esta é “Aí vou achar bom”, que tem tudo a ver com a característica da dupla e a alegria de quem curte a música sertaneja. Segue abaixo, o mais novo som de Rio Negro & Solimões.



Partilhar

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Não Demore pra Voltar" é o novo Hit de Matheus Minas & Leandro

Quatro anos de carreira, três belos trabalhos gravados e muitos sucessos como “Jeito de Menina”, “Chuva que Cai”, “Na Boca do Litro”, “Beber, cair e Levantar”, entre outras. Essa é a dupla Matheus Minas & Leandro.
Nascidos e criados no estado de Minas Gerais, os amigos se uniram profissionalmente em 2007. Enraizados na música sertaneja desde crianças, os parceiros se conheceram num dos festivais típicos de música sertaneja no estado de Minas Gerais, e fizeram somente o que Deus preparou pra eles: uniram seus dons.
A dupla que é hoje uma das mais conhecidas da noite Paulistana, está esbanjando talento por todo Brasil, inclusive se apresentando em festas consagradas como a Festa do Peão de Barretos de 2011, o Sertanejo Pop Festival e casas de shows de renome como o Villa Country em SãoPaulo.
Matheus Minas & Leandro acabam de lançar seu terceiro trabalho que vem como carro chefe a canção “Não demore pra voltar” e apesar de terem acabado de lançar o mais novo trabalho, a dupla já está trabalhando forte para o primeiro DVD que terá gravação no começo de 2012. Logo mais, teremos novidades sobre o próximo trabalho da dupla, abaixo, ouça a música de trabalho de Matheus Minas & Leandro.



Partilhar

domingo, 16 de outubro de 2011

Nova sensação, Kleo Dibah & Rafael esquentam o meio sertanejo

Nova sensação do momento, a dupla Kleo Dibah & Rafael está contagiando os corações sertanejos com o hit “Se eu me entregar”. A música que já é uma das mais tocadas nas rádios do Brasil, faz parte do repertório desta nova dupla que acaba de surgir no cenário sertanejo nacional.
Nascidos em Ituiutaba-MG, desde 2009 os meninos cantam juntos. Em julho deste ano a dupla gravou o seu primeiro e bombástico CD intitulado “É o tanto que é bão”, que de cara já teve participação especial de João Bosco & Vinícius na faixa “Me Beija” e mais do que isso, sucesso estourado nacionalmente, Kleo Dibah & Rafael já estão com turnê pelo Brasil.
Com agenda lotada, shows em praticamente todos os estados brasileiros, os meninos além de cantarem o melhor do sertanejo dançante e romântico, mostram tudo o que há de novidade em cenário e iluminação. Dentre todas as cidades que vão se apresentar até o final do ano, a próxima é Ribeirão Preto-SP no dia 19 de Outubro. A dupla se apresentará no Cinema D, situado à Avenida 9 de Julho, 2241 – Ribeirão Preto.
Pra quem ainda não conhece o trabalho de Kleo Dibah & Rafael, veja abaixo o hit “Se eu me entregar”.


Partilhar

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Edson & Hudson quebram protocolo e antecipam volta

Edson & Hudson quebraram o protocolo e cantaram juntos antes mesmo do show oficial de estréia em 22 de outubro. A dupla foi filmada no último dia 1º de Setembro em um dos últimos shows de carreira solo de Edson em Limeira.
Hudson que foi acompanhar o show solo do irmão, foi surpreendido e convidado ao palco para cantar também.
Edson & Hudson confirmaram a volta da parceria no mês passado, e pra quem pensava que eles voltariam só em 2012 se enganou, já está marcado o show de abertura da nova turnê da dupla no CredCard Hall em São Paulo, porém, todos os ingressos estão esgotados e provavelmente haverá show extra (ainda não confirmado).
Quem quiser matar a saudade antecipadamente, assista o vídeo na integra.



                              Partilhar

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Sertanejo que vem de fora

Se formos parar e refletir os últimos sucessos tocados nas rádios sertanejas no último ano, podemos ver que a cultura, a inteligência e o dom não estão concentrados somente em um lugar, uma região e não necessariamente em um lugar que tenha “ar” sertanejo.
Podemos pegar como primeiro o famoso “Vou não, quero não, posso não” composta por Reginho, nordestino que morreu numa fatalidade automobilística, e acho eu, que esse cidadão foi o único dentre tantos que gravaram esta música que ganhou menos dinheiro.
Podemos analisar agora um dos hits mais tocados no momento “Sou Foda”, que vem de um funk carioca criado por Vitinho e nasceu de uma ação no mínimo sem intenção nos vídeos do Youtube, e sinceramente, pouco ouvi o dono dessa música cantá-la.
E por último, podemos pegar um novo hit que está chegando por aí nas vozes de Guilherme & Santiago, “Triste Alegre”, este também vem do Nordeste criado por David Aguilar, e podem ter a certeza que fará tanto sucesso como os dois últimos citados.
E com isso, podemos pensar que, ou estão investindo pesado no maior mercado da música atual que é a sertaneja, ou esse pessoal talentoso de outras regiões não estão tendo espaço para mostrar seus talentos.
O fato real é que mesmo com os pontos fracos, o Brasil é sim cultura, o Brasil é sim talento e o Brasil é sim rico com o povo e com a diversidade cultural que tem.
Partilhar

sábado, 8 de outubro de 2011

Antes solo, do que...

O mundo da música sertaneja em especial é muito intenso, divertido e cansativo, porém, difícil em algumas situações administrar a dupla, a banda, carreira, etc...(Já tive e sei como é...)
Hoje estive analisando alguns cantores consagrados dentro do meio sertanejo que tiveram a opção de levar a carreira solo. Podemos pegar a história da febre do momento “Michel Telo”, que há um tempo atrás era vocalista principal do Grupo Tradição e hoje com carreira solo é sucesso sem sombra de dúvidas.
Um exemplo recente também é a ex - dupla Hugo Pena e Gabriel que se desligaram recentemente, e hoje Hugo Pena tenta a carreira solo e Gabriel arrumou outro Hugo em sua vida profissional.
Outro exemplo foi a dupla Luiz Cláudio e Giuliano, que há pouco tempo também se desligaram, hoje, Luiz Cláudio segue carreira solo com DVD gravado recentemente com participações dos principais artistas do cenário nacional, que com seu romantismo e talento, tem de tudo para seguir dentro do alto escalão da música Brasileira.
Como último exemplo podemos citar Rick, que até 1 ano atrás tinha dupla com Renner, que sem motivos claros à imprensa se separaram, e hoje cada um segue seu trabalho individualmente.
Começo a chegar a conclusão que, mais difícil que chegar ao sucesso é sustentá-lo, e mais difícil que sustentar o sucesso é administrar ego, manter a força de vontade e o pior, o comprometimento por parte dos principais envolvidos.
Desejo a todos citados acima muita sorte e sucesso.
Partilhar

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hugo & Tiago lançam CD/DVD e "Ninguém tem nada com isso"

Sucesso estourado nacionalmente, a música “Ninguém tem nada com isso” está na boca do povo, nas rádios e principalmente em todas as baladas sertanejas da noite brasileira.
O sucesso da dupla Hugo & Tiago não vem de hoje, porém, o que aumentou o público da dupla, foi o fato de terem se enquadrado dentro do sertanejo atual com músicas mais animadas, dançantes e letras marcantes.
Tiago, 1ª voz da dupla, começou numa disputa de talentos no programa FAMA da TV Globo em 2004, e um tempo após ser campeão formou dupla com Hugo. Em 2005 gravaram o primeiro trabalho, discreto, não foi bem reconhecido pela mídia em geral.
Em 2007 gravaram o 2º trabalho, este, melhor produzido e com músicas inovadoras como “Amor vira-lata” e “Inesquecível” foi o primeiro auge da carreira da dupla até aí promissora.
Em 2009, muito bem aceitos pelo público sertanejo e não apenas pelos calouros musicais, Hugo e Tiago gravaram a música “O Amor de Antes” com a dupla Zezé di Camargo e Luciano, daí pra frente, a dupla só fez decolar a carreira.
Atualmente, os meninos gravaram na cidade de Botucatu-SP, o mais novo CD/DVD, que por sinal, antes mesmo de ser lançado, a música “Ninguém tem nada com isso” já era uma das mais tocadas em todo o Brasil.
Hoje já uma realidade, a humildade e o jeito engraçado da dupla ao palco cativa o público e com o último CD/DVD bem trabalhado que fizeram, Hugo & Tiago são sucesso garantido por onde passam. Ouça abaixo o hit da dupla.



Partilhar

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Está de volta o vozeirão no sertanejo

O estilo da voz grossa está voltando á tona no sertanejo atual. Depois de João Paulo & Daniel, Gian & Giovani, Rio Negro & Solimões, entre outros dos anos 90, hoje estamos vendo uma nova safra de cantores com a voz aveludada, grossa, grave, enfim, um estilo de voz que traz o ritmo mais caipira e lembra muito o sertanejo antigo, provando, que não há espaço pra um só tipo de estilo dentro do meio sertanejo.
Hoje podemos incluir nesse meio as duplas João Carreiro & Capataz e Janderson & Anderson que são sucessos nos hits atuais.
João Carreiro e Capataz, com mais bagagem, já estão praticamente consagrados, com sucessos como “Faculdade da pinga”, “Bruto, rústico e sistemático”, entre outros, a dupla gravou recentemente um sertanejo romântico chamado “Volta pro meu coração” e sem se desviarem do estilo vozeirão caipira, estão ganhando cada dia mais público.
Já Janderson & Anderson são uma dupla nova, começaram em abril deste ano e já estão a todo vapor. Com turnê pelo estado do Paraná, Minas Gerais, São Paulo entre outros, estão ganhando as noites sertanejas com hits como “Estudar pra que” e “Pentada violenta”, e com tão pouco tempo já gravaram até DVD.
Este sertanejo vozeirão baseado com muito orgulho nos gigantes da viola sertaneja “Tião Carreiro e Pardinho”, mostra que além de ter seu espaço próprio dentro do gênero,  prova também que a música sertaneja segue sim suas origens. Abaixo, confira os sucessos das duplas citadas.


                                   
                           
                                    Partilhar

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cristiano Araújo e seus "Efeitos"

Pra quem ainda tem dúvidas de quem canta a música “Efeitos”, aqui vai, é Cristiano Araújo. Natural do estado de Goiás, pra variar, o artista é dono de umas das músicas mais tocadas nas rádios em 2011. O músico que pretende dar continuidade a febre do sertanejo moderno que contaminou o Brasil, fez o lançamento de sua carreira em Goiânia já com um DVD, que contou com as presenças de Humberto & Ronado, Gustavo Lima e Jorge da dupla Jorge & Mateus. Com uma história digna de um cantor goiano, Cristiano Araújo teve uma infância muito ligada a música sertaneja, este que tem uma família inteira ligada a música, gravou um dos principais hits do sertanejo atual, esta é “Efeitos”.
Apartir daí, com todo este sucesso, só estamos esperando pelo próximo hit desse novo cantor goiano que está agitando o Brasil, ouça abaixo “Efeitos”.



Partilhar

sábado, 1 de outubro de 2011

Caio Cesar & Diego avançam pelo Brasil

Como pudemos conferir na matéria anterior, o sertanejo moderno anda agitando nosso Brasil. Hoje vamos falar da dupla Caio Cesar & Diego.
Naturais de Caconde - SP, os meninos iniciaram na vida artística em 2007 com shows em várias casas sertanejas da noite paulista. Também em 2007 gravaram o primeiro trabalho recheado de músicas de própria autoria e regravações de vários nomes da música. Em 2008, inovaram e fizeram algo que poucos artistas do meio tiveram coragem de fazer, gravaram um CD ao vivo em Barretos pra mais de 35 mil pessoas. O resultado do CD na terra do rodeio, foi explendoroso, e os rendeu uma das músicas mais tocadas nas rádios na época “Me apaixonei pela pessoa errada”.
Já em 2009, gravaram o primeiro DVD da carreira, que também foi marcado pela alegria e motivação passados pela dupla que estavam ao palco.
Eles que hoje fazem shows por todo Brasil, estão alegrando as principais festas sertanejas como a “Calourada Unitri 2011” que é a maior festa universitária do triângulo Mineiro e vários outros eventos “Top” do sertanejo. Abaixo, ouça o principal sucesso de Caio Cesar & Diego



Partilhar