sábado, 29 de outubro de 2011

O que pode ser da carreira de Zezé & Luciano...

Somente a palavra “Fã” consegue descrever o que sinto pela música de Zezé Di Camargo & Luciano, e tudo o que essa dupla representa no Brasil. Porém, temos de ressaltar o momento em que passa a música sertaneja para dizermos qualquer coisa sobre o episódio Luciano e a eventual separação da dupla.
Tudo o que conheço desde que me entendo por gente sobre música sertaneja, confesso que nunca vi um artista tão carismático como Zezé Di Camargo, e, já sobre Luciano, não posso dizer o mesmo. Vejo também sobre o ponto musical da dupla, que tem muitas composições feitas por Zezé e que até hoje é inspiração por parte de vários artistas atuais, e quando digo artistas atuais, digo toda essa nova safra sertaneja que no Brasil surgiu de 2005 pra cá.
Pois bem, até agora eu disse 10% de coisas positivas que sei, que serviria como “prós” na carreira de Zezé Di Camargo & Luciano, e de agora em diante, vou passar algo que poderia agir como “contras” na carreira da dupla.
Quem acompanha de verdade a música sertaneja, sabe muito bem que de 2005 pra cá, a voz de Zezé não é a mesma, e que, apesar de tantos problemas de ordem vocal, ele continua cantando por todo o Brasil. Não devemos esquecer também que a mídia musical brasileira (rádio, TV, revista, na época não havia tanto internet) entre 1990 e meados dos anos 2000, tocavam os mesmos artistas sempre (Daniel, Leonardo, Rick & Renner, Chitão & Xororó, Zezé & Luciano, entre outros medalhões) e podemos dizer que isso mudou muito depois que a internet chegou e automaticamente trouxe novos talentos ao gênero.
Sei que cada um tem seu espaço, não só na música, como em qualquer setor de atividade, porém, quando há novidades, todos os olhos se ligam no que é novo e infelizmente a maioria esquece o que é velho, porém bom. (Eu não esqueço)
E depois da era internet tudo ficou mais fácil principalmente na área musical, você grava qualquer vídeo, coloca no youtube, o povo gosta, e pronto, você é sucesso e fica conhecido. Não necessariamente nesta mesma ordem, tudo o que aconteceu com Jorge & Mateus, João Neto & Frederico, Cesar Menotti & Fabiano, João Bosco & Vinícius, Eduardo Costa, entre outras novidades do mundo sertanejo, acabaram fazendo com que o público baixasse o nível de fama de Zezé & Luciano voltando as atenções para as novidades do meio e fazendo a dupla até se irritar e soltar nos shows suas indignações com músicas de duplas atuais (Eu vi).
 E se formos pensar para analisar a queda significante da voz de Zezé Di Camargo junto com toda a novidade no mundo do sertanejo, é no mínimo natural a queda de fama por parte da dupla. E o que aconteceu no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba – PR na noite de 27/10/2011, com Luciano dando “CHILIQUE” após uma briga com Zezé no camarim, não só eu, mais todos que gostamos pelo menos um pouquinho da música sertaneja podemos interpretar esse ato de muitas maneiras.

Será que Zezé encararia uma carreira solo com a voz que está?
Será que a dupla se cansou um do outro?
Será isso tudo algum ato para aparecer mais na mídia? (Acho que eles não precisam, apesar de estarem sumidos para o público, principalmente o mais jovem)
Será que Zezé não está mais dando conta de sua voz e está se beneficiando de algum artifício (principalmente pelo temperamento de Luciano) para botar fim a carreira da dupla?

Apesar de ser fã, ver a voz de Zezé Di Camargo (em estúdio bem trabalhada, porque ao vivo, tem dias que é muito difícil), a voz mais bonita do Brasil no meio sertanejo, acho que Zezé & Luciano, tão paparicados durante 15 anos consecutivos, estão um pouco carentes de atenção, e o CHILIQUE de Luciano derrepente pode ter servido para sacudir e fazer a dupla voltar a tona pelo menos por alguns dias.

Enfim, acho que a dupla continua, porém terão de modificar algumas coisas de ordem musical sem perder a característica e a história da dupla, como pelo menos acompanhar a onda do novo sertanejo, mudar o tom das musicas nos shows ao vivo para não prejudicar mais a voz de Zezé, e esquecer de vez que todo o glamour que um dia foi só de Zezé & Luciano, hoje tem de ser dividido entre muitos que fazem o mesmo sucesso musical e glamuroso que só eles já fizeram há um tempo atrás.

Separei 2 vídeos, um do começo dos anos 2000 e o outro de 2011, e mesmo com cirurgia, Zezé hora não consegue atingir um tom mais alto, e hora não consegue cantar num tom mais baixo, além de sair trêmula a voz dele, e mesmo assim, hoje nos shows da dupla, eles insistem em cantar todas as músicas no tom original.

Assista, compare e opine.



Este primeiro, um vídeo de 2011 gravado no Credcard Hall, e o próximo, é uma música do DVD gravado em 2001 no Rio de Janeiro.



Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário